quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Parque Estadual do Bacanga


Parque Estadual do Bacanga
Por: Kiara Mesquita

Criado pelo Decreto Estadual nº 7.545 de 02 de março de 1980, no município de São Luís, com uma área de 2.634 hectares, localizado a sudoeste do centro urbano, entre a margem direita do Rio Bacanga e a região do Maracanã. O plano de manejo do Parque foi elaborado em 1998 e atualizado em 2001. 
O Parque preserva um pedaço da floresta amazônica, protetora de mananciais, cujas nascentes naturais alimentam a represa do Batatã, que abastece aproximadamente 30% da Ilha de São Luís.
Caracteriza-se por um relevo plano e ambiente costeiros, influenciado pela dinâmica das marés, favorecendo o estabelecimento de ecossistemas como os manguezais. As áreas centrais do Parque do Bacanga apresentam pequenas colinas e vales. A vegetação apresenta árvores como: Angelim, a Barrigudeira, o Babaçu, o Buriti e várias árvores frutíferas à margem direita do Rio Bacanga. A fauna apresenta animais como a Preguiça, Cotias e várias espécies de aves, como Pica-pau amarelo, a Maracanã-do-buriti e o Gavião-da-cauda-branca. 
No parque há ainda, ruínas do complexo fabril, conhecido como Sítio do Físico, que possui cerca de 1.600 m² de áreas com ruínas de curtumes, fornos, tanques e armazéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua considerações!